28 de fevereiro de 2024
Fábio Júnior Braga

Início do ano é um momento oportuno para buscar estágio

Estagiar é uma experiência valiosa para estudantes universitários, mas nem sempre é fácil encontrar uma oportunidade. O começo do ano é um momento propício para os estudantes procurarem estágio, visto que muitos alunos concluíram o curso de graduação e as empresas estão encerrando os contratos existentes e buscando novos talentos. De acordo com entidades de Estágio, a chance de conseguir uma vaga nos primeiros três meses do ano é maior do que nos demais períodos. Por isso, vale a pena aproveitar o momento para ir em busca de uma colocação.

Uma boa forma de conseguir a vaga tão desejada é explorar os portais especializados nesse tipo de demanda. Saber onde buscar é o primeiro passo para aumentar as chances de ser recrutado. Por isso, a Marta Brandão, Analista de Carreiras da UNIFAMETRO, listou alguns sites e plataformas que podem ser muito úteis nesse processo.

PORTAL UNIFAMETRO CARREIRAS

Para você, aluno UNIFAMETRO, a instituição disponibiliza o Portal Unifametro Carreiras, que permite a oferta e utilização de serviços pelos alunos, egressos e empresas. Este espaço representa uma versão online da UNIFAMETRO Carreiras, uma importante área que visa contribuir para o desenvolvimento de carreiras e empregabilidade dos estudantes da instituição, fortalecendo a conexão entre a UNIFAMETRO e o mundo do trabalho. Além disso, por manter contato frequente com diversas empresas, torna-se o local ideal para estudantes que estão em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Veja como é fácil se cadastrar no portal UNIFAMETRO carreiras.

1º Acesse carreiras.unifametro.edu.br com seu login e senha, os mesmos dados do Portal do Aluno.

2º Na opção “Meu Currículo” complete seu cadastro com suas informações pessoais, acadêmicas, cursos e realizações, áreas de interesses e possíveis experiências profissionais ou voluntárias.

Pronto! Você já pode se candidatar às vagas!

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola é uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e multicultural que há 60 anos tem sido referência, possibilitando que jovens sejam apoiados e conheçam seus direitos, bem como que se capacitem e ingressem no mundo do trabalho. Nele é possível cadastrar o currículo, buscar por vagas, fazer cursos gratuitos, dentre outras possibilidades. (www.ciee.org.br)

IEL CEARÁ - INSTITUTO EUVALDO LODI

O Programa de estágio do IEL tem o diferencial de seus 50 anos de atuação contribuindo para a formação de talentos. Nele você pode cadastrar o currículo, buscar por vagas, fazer cursos gratuitos, dentre outras possibilidades. (www.iel-ce.org.br)

NUBE - NÚCLEO BRASILEIRO DE ESTÁGIOS

O Nube é uma das maiores corporações privadas de colocação de jovens no mercado de trabalho. Nele é possível cadastrar o currículo, buscar por vagas e ainda oferece dicas e cursos para você dar um UP no seu currículo e ter um bom desempenho nas entrevistas. (www.nube.com.br)

LINK ESTÁGIO

A Link Estágio é um é um Agente de Integração cuja missão é ser o elo entre o presente e o futuro das empresas, conectando oportunidades e talentos através do Programa de Estágio. Nele é possível cadastrar o currículo e buscar por vagas. (www.linkestagio.com.br)

IJOVEM

O Ijovem é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver ações concretas para qualificação profissional e inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Nele é possível cadastrar o currículo e buscar por vagas. (www.ijovem.org.br)

Cada vez mais empresas estão utilizando essa ferramenta para recrutar novos talentos. Portanto, é importante ter um perfil completo e atualizado. Siga empresas que você admira e nas quais gostaria de trabalhar, conecte-se com profissionais da sua área, faça buscas por oportunidades, ative o alerta de vagas e utilize palavras-chave que facilitem que os recrutadores o encontrem.

Sobre a UNIFAMETRO CARREIRAS

A UNIFAMETRO Carreiras é uma área dedicada exclusivamente para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a UNIFAMETRO e o mundo do trabalho. A área oferece uma variedade de serviços, incluindo o Portal de Carreiras, atendimento a alunos para assuntos relacionados ao estágios, atendimento e relacionamento com empresas, capacitações de Desenvolvimento pessoal e profissional, Eventos de preparação e aproximação com o mundo do trabalho, Consultoria de carreira (currículo, preparação para entrevista, LinkedIn), Produção de Conteúdos, entre outros.