Unifametro

Projetos de Extensão

No contexto da Educação Superior, a Extensão é atividade que se articula com a Pesquisa e o Ensino, promovendo a interação transformadora entre a universidade e os outros atores sociais, por meio da aplicação do conhecimento produzido. A principal finalidade das atividades de extensão na Unifametro consiste, portanto, em difundir as conquistas e benefícios da criação cultural e do conhecimento científico, com vistas a educar para o sucesso profissional, promovendo experiências que transformam vidas.

As atividades de extensão da Unifametro almejam, entre outros objetivos, incentivar a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, bem como contribuir para a inclusão social e para o desenvolvimento econômico-social sustentável da comunidade externa.

O aprendizado social promovido pelo NERS se concretiza através de ambientes acadêmicos que oferecem estrutura e equipamentos, para que os alunos desenvolvam e executem as atividades práticas de relevante interesse socioeconômico.

Nesse sentido, a Unifametro criou e mantém o Complexo Odontológico (Curso de Odontologia), o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ (Cursos de Direito e Serviço Social), a Clínica Integrada (cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Estética e Cosmética e Psicologia) e, mais recentemente, o Centro de Medicina Veterinária (curso de Medicina Veterinária). Os atendimentos acontecem durante todo o ano e beneficiam a comunidade do entorno, reforçando o compromisso social e o comprometimento, não só com a qualidade do ensino, mas também com os interesses e necessidades sociais. Como visto, os projetos, cursos, eventos e ações são impregnados de vivência profissional, desenvolvimento humano e integração da teoria com a prática.

A extensão e a responsabilidade social não se limitam, contudo, às atividades desenvolvidas dentro de ambientes de prestação de serviços à comunidade. Com efeito, ao longo dos anos, o NERS, em parceria com os cursos de graduação, vem realizando vários projetos de extensão nas áreas da saúde, tecnologia e gestão.

São exemplos de projetos de extensão extracurricular e responsabilidade social:

Integrapsi

Integrar os discentes aos processos acadêmicos do curso e acolher demandas socioemocionais relacionadas a entrada no ensino superior.

Grupo de Corrida

Promover atividades de Endurance com o propósito de melhorar a resistência dos praticantes, além de propiciar momentos de integração por ações paralelas a corrida propriamente dita.

Primeiros passos

Realizar atendimento em estimulação precoce para crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neurosensoriomotor.

Direito de sorrir 

Restabelecer saúde oral e autoestima da mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Clínica da dor

Fomentar, apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para o manejo e tratamento da dor oriunda de doenças reumáticas como artrite reumatoide-artrose, fibromialgia, espondilite anquilosante.

Estética integrativa

Promover o restabelecimento da autoestima, estética e saúde através de ações de terapia holística voltadas para a saúde do trabalhador com foco nos colaboradores da Unifametro.

Academia de Gestão

Ofertar laboratório para experiências práticas de consultoria organizacional, alinhando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula ao cotidiano das empresas parceiras.

Postura, Ergonomia e Saúde

Promove saúde física e mental aos funcionários Unifametro e empresas conveniadas para prevenir o adoecimento laboral.

Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Nutrição Infantil – NUNI

Realizar atendimento nutricional de crianças da comunidade e dos filhos dos colaboradores da instituição.

Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Nutrição Geriátrica – NUGE

Realizar atendimento nutricional de idosos da comunidade.

Nutrieduca

Realizar atendimento nutricional de adultos – alunos, colaboradores e comunidade.

Centro de Informações sobre Medicamentos – CIM

Prestar orientações sobre o uso de medicamentos, ações de educação em saúde e fitoterapia para a população.

Ambulatório de Saúde do Adolescente

Prestar atendimento a adolescentes, realizando consultas de enfermagem, ações de promoção à saúde em escolas.

Ambulatório de Promoção da Saúde da Pessoa Idosa

Prestar atendimento a pessoas idosas, realizando consultas de enfermagem, ações de promoção à saúde, orientação de familiares e cuidadores.

Ambulatório de Cardiologia Preventiva 

Realizar avaliação cardiológica preventiva mediante consulta de enfermagem e realização de exames e ECG, levantamento de fatores de risco e ações de educação em saúde.

Apoio e Incentivo à Amamentação

Acolher gestantes e puérperas, fornecendo orientações acerca do processo de amamentação e oferecer um espaço adequado para que as mulheres possam realizar a amamentação e/ou o desmame. O projeto tem parceria com o Hospital Albert Sabin para doação de leite materno.

Ambulatório de Estomaterapia

O Ambulatório de Estomaterapia visa prestar atendimento a pessoas portadoras de estomas intestinais, urinárias e respiratórias mediante consultas presenciais, teleconsultas, avaliação de risco do pé diabético, ações de educação em saúde e tratamento de feridas.

Rua Carneiro da Cunha
Nº 180 - Jacarecanga
85 3206.6400
Av. João Moreira de Paula
Nº 2667 - Centro - Cascavel - CE
85 3033.5777
Rod. CE-065
Nº 8885 - Jaçanaú - Maracanaú - CE
85 3033.5749
Av. São Vicente de Paula
Nº 101 - Shopping Jurema (Loja 21)
Jurema - Caucaia - CE
85 3033.5770
Consulte aqui o cadastro da Unifametro no e-MEC
Copyright © 2023 Unifametro. Todos os direitos reservados.
Feito 
com 
 pela 
Educa Tech
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram