13 de março de 2024
Fábio Júnior Braga

Professora e pesquisadora da Unifametro lidera estudo sobre tratamento de úlceras venosas

Um avanço significativo no tratamento de úlceras venosas está sendo investigado por pesquisadores cearenses. A parceria entre o Ambulatório de Estomaterapia do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro (Unifametro) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) visa avaliar a eficácia de um curativo de biomembrana de proteínas do látex do algodoeiro.

O estudo, intitulado “Avaliação da Eficácia do Curativo de Biomembrana de Proteínas do Látex Calotropis Procera no Tratamento de Úlceras Venosas”, busca oferecer uma alternativa inovadora para procedimentos de cicatrização.

Segundo a professora Luciana Catunda, a pesquisa teve início logo após a inauguração do ambulatório para pessoas com diabetes, em 2019. Agora, em 2024, o estudo continua com o mesmo grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), composto por especialistas em farmacologia e bioquímica da UFC e da Unifametro.

“A pesquisa já obteve autorização dos comitês de ética de ambas as universidades para iniciar. Inicialmente, estamos observando possíveis reações alérgicas à biomembrana nos pacientes”, destacou a profissional.

Calotropis Procera, popularmente conhecida como algodoeiro, é a planta central dessa investigação. Seu látex possui grande popularidade no Nordeste e apresenta propriedades promissoras para o tratamento de úlceras venosas. A pesquisa é liderada pela mestranda Lidia Sousa Pinheiro, com a colaboração dos doutores Márcio Viana Ramos, Nylane Maria Nunes de Alencar e Luciana Catunda Gomes de Menezes. A última também é responsável pela coordenação do Ambulatório de Estomaterapia da Unifametro e docente do curso de Enfermagem.

Calotropis procera é um arbusto popularmente conhecido por ciumeira ou saco de velho, produz grande quantidade de látex, que é facilmente coletado de suas partes quando a planta sofre algum dano.

Essa pesquisa é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com úlceras venosas. A busca por alternativas terapêuticas baseadas em plantas é um passo importante na evolução dos cuidados de saúde.

Fique por Dentro

Notícias Unifametro

Rua Carneiro da Cunha
Nº 180 - Jacarecanga
85 3206.6400
Av. João Moreira de Paula
Nº 2667 - Centro - Cascavel - CE
85 3033.5777
Rod. CE-065
Nº 8885 - Jaçanaú - Maracanaú - CE
85 3033.5749
Av. São Vicente de Paula
Nº 101 - Shopping Jurema (Loja 21)
Jurema - Caucaia - CE
85 3033.5770
Consulte aqui o cadastro da Unifametro no e-MEC
Copyright © 2023 Unifametro. Todos os direitos reservados.
Feito 
com 
 pela 
Educa Tech
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram