07 de fevereiro de 2024

Unifametro Introduz Novo Sistema de Avaliação de Aprendizagem para Graduação

Após uma revisão curricular em 2023, a Unifametro anunciou a implementação de um novo Sistema de Avaliação de Aprendizagem para seus cursos de graduação, a partir do primeiro semestre de 2024.1. A Resolução 12/2023, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), visa oferecer aos estudantes mais oportunidades de avaliação, com um foco formativo que valoriza conhecimentos, habilidades e atitudes.

No novo sistema, os estudantes serão submetidos a três avaliações obrigatórias por semestre: AV1, AV2 e AV3, com notas variando de 0 a 10. A média mínima para aprovação é 5,0, calculada a partir da média aritmética das três avaliações. A AV2 terá 70% da nota proveniente da avaliação padrão e 30% da nota de Atividades Práticas Supervisionadas (APS).

A Avaliação Final (AF) foi substituída pela AV3, que agora integra o conjunto de avaliações regulares. Em caso de ausência na AV1, a AV3 funcionará como segunda chamada. Não haverá segunda chamada para a AV2 devido à inclusão da nota de APS. A segunda chamada da AV3 será realizada logo após a primeira chamada.

Embora o número de dias letivos permaneça inalterado, o novo sistema oferece mais oportunidades para atividades avaliativas ao longo do período letivo. A média exigida para Estágio Curricular Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é 7,0.

A política de frequência permanece, requerendo que os estudantes cumpram pelo menos 75% da carga horária do componente curricular para aprovação. Essas mudanças refletem o compromisso da Unifametro em promover uma avaliação mais abrangente e formativa, alinhada às demandas contemporâneas da educação superior.