Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual feita pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Quem vai fazer o Enade 2023?

Este ano, farão o Enade os CONCLUINTES dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

Clique aqui e confira a lista dos convocados

Onde serão as provas?

Confira abaixo a lista dos locais de provas dos alunos que irão realizar a prova do Enade 2023.

O Enade 2023

Em 2023, o Enade acontecerá dia 26 de novembro, às 13h, pelo horário de Brasília. Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Enade 2023.

Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, e também para o aluno, pois é através dele que é definido o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Sendo assim, um CPC alto acaba definindo o peso e importância do diploma.

Quem são os concluintes?

– Estudantes dos Cursos de Bacharelado que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023 ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.

– Estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023 ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023.

Questionário eletrônico

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. O questionário estará disponível a partir do dia 01 de setembro.

O Enade é obrigatório?

A realização do Exame e o preenchimento do questionário eletrônico são componentes curriculares obrigatórios para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2023. A situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar, sendo assim, o estudante que não realizar a prova e/ou não preencher o questionário eletrônico (e não justificar a ausência, nos termos do Edital do INEP Nº 37 de 25.05.2023) não poderá Colar Grau e, consequentemente, receber o seu diploma, até que sua situação junto ao Enade seja regularizada, o que está previsto para ocorrer (conforme Edital acima).