Fábio Júnior Braga

Inscrições Abertas: Liga de Odontologia Oncológica da Unifametro

Liga Extracurricular de Odontologia Oncológica da UNIFAMETRO está com inscrições abertas! Se você é estudante do curso de Odontologia e deseja contribuir para o atendimento especializado a pacientes oncológicos, esta é a sua oportunidade. Confira os detalhes e participe dessa iniciativa que une conhecimento, responsabilidade social e compromisso com a saúde bucal.

A Liga de Odontologia Oncológica tem como objetivos:

1. Proporcionar Atendimento Odontológico Especializado: Os pacientes oncológicos frequentemente enfrentam complicações bucais decorrentes do tratamento. A liga se dedica a oferecer cuidados específicos para minimizar esses efeitos adversos.
  2. Estudos e Pesquisas: A equipe realiza estudos nas áreas de oncologia relacionadas à cabeça e pescoço. Essa pesquisa contribui para aprimorar os protocolos de tratamento odontológico.
  3. Cuidados Pré e Pós Radioterapia: A liga se concentra em fornecer orientações e cuidados odontológicos antes e após a radioterapia, garantindo que os pacientes estejam preparados para enfrentar os desafios bucais associados ao tratamento.

A liga opera com uma metodologia bem definida:

1. Atividades de Ensino:
    • Orientação contínua aos alunos por meio de professores-orientadores.
    • Organização de relatórios parciais e finais.
    • Realização de seminários mensais para discussão de casos clínicos.
  2. Atividades Práticas:
    • Realização de procedimentos clínicos em pacientes em tratamento de radioterapia.
    • Análise e estudo de casos clínicos em acompanhamento.
  3. Apresentação dos Resultados:
    • Ao final do semestre, entrega de relatórios com planos de ação.

Processo Seletivo

• O processo seletivo está aberto a alunos regularmente matriculados no curso de Odontologia da UNIFAMETRO.
  • São disponibilizadas 8 vagas, com 2 vagas adicionais para cadastro de reserva.
  • A distribuição dos alunos nas vagas é baseada nos resultados do processo seletivo.
  • Os candidatos devem apresentar currículo atualizado, histórico escolar e preencher o formulário de inscrição eletrônico até 23:59h do dia 08/05/2024.

Para participar, os candidatos devem:

• Estar regularmente matriculados no curso de graduação em Odontologia.
  • Estar cursando a partir do 5º semestre.
  • Ter disponibilidade de 3 horas semanais para atividades práticas e de planejamento.
  • Participar das reuniões e treinamentos.
  • Comprometer-se com os objetivos da Liga de Odontologia Oncológica, seguindo princípios éticos sob a orientação dos professores.

A Liga de Odontologia Oncológica da UNIFAMETRO é uma oportunidade para os estudantes aplicarem seus conhecimentos em prol da saúde e bem-estar da comunidade, demonstrando seu compromisso com a responsabilidade social e a excelência profissional.