07 de maio de 2024
Fábio Júnior Braga

CPA Informa: melhorias Unifametro em 2023

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi estabelecida pela Lei 10.861/04, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na Unifametro, essa comissão, composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, foi instaurada através da portaria 003/2004.

A CPA tem o papel fundamental de realizar a Autoavaliação Institucional semestralmente, identificando tanto fragilidades quanto potencialidades, visando sempre a melhoria contínua dos serviços oferecidos pela instituição. A participação ativa nas pesquisas é crucial para garantir o aprimoramento constante da Unifametro.

Confira abaixo algumas das melhorias recentemente implementadas pela CPA:

MELHORIAS DE FORTALEZA 2023-2024

BIBLIOTECA:

  1. Aumento no número de armário guarda-volumes
  2. Emissão do documento Nada Consta da Biblioteca através do Portal Acadêmico
  3. Implementação da ferramenta para pagamento online via transferência Pix sobre multas de livros e impressões acadêmicas
  4. Aumento no número de salas de estudos em grupo
  5. Aumento no número de mesas para estudos
  6. Instalação do aparelho projetor no espaço cultural
  7. Ampliação no número de jogos de tabuleiros
  8. Atualização do espaço da biblioteca no Portal acadêmico 
  9. Implementação de Tablet para consulta - Terminal de Consulta
  10. Aquisição de livros com maior demanda

GENTE E GESTÃO:

1. Contratação de uma profissional para acompanhamento de indicadores e processos.

2. Contratação de uma colaboradora com foco em comunicação e endomarketing.

3. Criação de uma identidade/comunicação visual e de ações com foco no engajamento de todos: GENTE E GESTÃO CONECTADA. 

4. Realização de um programa de desenvolvimento dos líderes (PDL) - Líder de Si Mesmo, que ainda está em andamento e que o foco é autoconhecimento, fortalecer as relações de cooperação e gerar um ambiente saudável com resultados sustentáveis ao negócio.

5. Atualização dos programas LTCAT, PCMSO, PGE e LIP.

6. Reestruturação da equipe de Segurança do Trabalho, composta por um novo técnico de Segurança do Trabalho, Estagiária e Jovem Aprendiz de Segurança do Trabalho. 

7. Implantação de um novo formato do Programa de Valores que prioriza a transparência e a avaliação dos reais conceitos Unifametro, através de uma avaliação para colaboradores técnicos administrativos. 

8. Reconhecimento para Docente do Programa de valores, tendo como parâmetro a aderência aos conceitos Unifametro.

9. Criação do Unifametro News, onde as informações sobre as ações do Gente e Gestão são comunicadas através de vídeo. 

10. Criação do Projeto Gerando Vidas: Presenteamos e se possível visitamos os novos papais e mamães Unifametro. 

11. Programas de qualidade de vida para os colaboradores: Projeto de acompanhamento Nutricional, abertura de novos horários do Funcional e novo formato da Ginástica laboral. 

12. Participação do Gente e Gestão no acolhimento ao aluno em cada início de semestre. 

13. Acolhimento dos professores e parceria do Gente e Gestão nas comemorações do dia dos professores.  

14. Engajamento do Gente e Gestão com área comercial nas ações de captação de alunos. 

15. Participação na Criação e no Treinamento de um time especializado em captação ativa: PELOTÃO. 

16. Implantação de prática de reconhecimento dos colaboradores no batimento das metas de captação do semestre. 

DIVISÃO ADMINISTRATIVA:

  1. Aplicação de antiderrapante nas escadas da área externa.
  2. Ampliação de mesas e cadeiras nos halls dos blocos A e B.
  3. Ampliação de purificadores de água.
  4. Ampliação de micro-ondas.
  5. Ampliação de mesas e cadeiras e instalação de balcão para alimentação na
  6. área dos trailers.
  7. Ampliação de segurança, com equipe paisana no campos e área externa

visando proporcionar mais segurança entre os alunos.

  • Ampliação do vídeo-monitoramento, juntamente com a facilitação de

comunicação com o MISPA, com a utilização de um celular.

  • Construção da coberta para as aulas práticas no horto.
  • Demarcação do estacionamento Bom Pastor para motos.
  • Implantação de papa pilhas nos blocos A e B / Clinicas e CCE.
  • Instalação de câmeras na Clínica Escola e no Horto.
  • Instalação de grades de segurança na Clínica Escola.
  • Instalação dos complementos dos corrimões do Complexo Odontológico.
  • Instalação de fraldarios.
  • Investimento na segurança eletrônica do Campus de Maracanaú.
  • Implantação do ponto de ônibus em frente a instituição.
  • Parceria com novas cantinas no Campus Carneiro da Cunha.
  • QR Corde nos banheiros (solicitação de demanda).
  • Refletores e revitalização nas paredes do ponto de ônibus.
  • Revitalização de mesas e cadeiras de convivência e cantina
  • Revitalização de pisos no térreo e dos banheiros
  • Implantação de sensor de presença para luzes
  • Instalação de tela de proteção no ginásio e estacionamento do campus Conselheiro Estelita.
  • Inclusão de chuveiros de 4 chuveiros nas cabines dos banheiros masculino e feminino no bloco B
  1. Implantação de área de convivência para alunos no primeiro andar.
  2. Instalação de arquibancada com tomadas para carregar celular.
  3. Implantação de um novo laboratório de Hardware no blobo B.

CARREIRAS:

  1. Conquista do Selo "Instituição Comprometida com a Empregabilidade" da ABMES/Symplicity.
  2. Aumento do número de convênios de estágio firmados para ampliar as oportunidades dos estudantes.
  3. Aumento no número de vagas de estágio e emprego divulgadas.
  4. Aumento do número de alunos que conseguiram estágios remunerados.
  5. Implementação do WhatsApp para atendimento de empresas;
  6. Implementação da avaliação do estágio não obrigatório (aluno, supervisor local e UNIFAMETRO) através do Portal Unifametro Carreiras. 
  7. Implementação do pagamento via Pix para o serviço de consultoria de carreira.

CLÍNICAS:

  1. Instalação de torres para tomadas na recepção térreo do complexo odontológico, na recepção do primeiro andar do complexo odontológico, na recepção térreo da clínica escola e na recepção do segundo andar da clínica escola.
  2. Implantação do Cantinho do café nas três clínicas para pacientes e alunos, no período manhã e tarde.
  3. Implantação do sistema de senha no Centro de Medicina Veterinária para melhoria no tempo de espera.
  4. Melhoria no ajuste de horários com a cirurgiã do Centro de Medicina Veterinária.
  5. Implantação do sistema de senha para melhoria no tempo de espera dos atendimentos no Complexo Odontológico e ajuste no horário de início do atendimento.

NTI

  1. Implantação do Sistema de Oferta - 1º fase (Acadêmico) para otimização de oferta das disciplinas para alunos.
  • Implantação da plataforma de negociação (Financeiro e alunos) disponível no autoatendimento
  • Otimização do sistema de cobrança dos pagamentos dos serviços oferecidos pelas clinicas (via cartão, pix e boleto)
  • Implantação da nova versão do sistema Moodle (Educação Online) (NEAD, Alunos e professores)
  • Implantação do quadro de horário para orientar o aluno sobre o horário de aula e disciplinas, através de QR nas salas e totens distribuídos pelo campus.
  • Nova funcionalidade para recuperação de senha para o aluno de forma automatizada.
  • Implantação do sistema de frequência para o professor.
  • Novo serviço de envio automático de comprovante de pagamento para fornecedores via e-mail.
  • Otimização de acesso a documentos para o aluno via site:

- Nada consta da biblioteca

- Declaração de matrícula

- Imposto de renda

  1. Implantação de dashboard através do Power BI para:

-Ticket médio

- Orçamento

- Acompanhamento de matrícula

  1. Nova funcionalidade de RM Totvs para cadastro de banco de talentos disponível para o setor de Gente e Gestão

MARKETING:

Funcionários

  1. Criação das Olimpíadas Unifametro para funcionários om intuito de integração entre os setores.
  2. Parceria com o Top bus para descontos em viagens – funcionários.
  3. Criação do Polvo do marketing para disseminação de informações.
  4. Criação de tutorial de como abrir um chamado - para auxiliar as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre o Glpi.
  5. Apresentação da equipe em um manual de integração.
  6. Demandas atendidas no Glpi no prazo de até 5 dias.
  7. Artes e vídeos com os nossos discentes para divulgação nas redes sociais.

Alunos

  • Criação de diferentes tipos de kits da Conexão para tornar mais acessível a todos.
  • Mudança no tipo de camisa vendida na Conexão (mais sóbria e de algodão).
  • Transporte para alunos de Maracanaú e Cascavel para abertura da Conexão.
  • Criação de novo site.
  • Parceria com o Top bus para descontos em viagens - alunos
    Criação das Olimpíadas Unifametro para alunos como uma forma de integração e acolhimento.
  • Atendimento de demandas via Reclame aqui.
  • Ampliamos nossas divulgações nas redes sociais com Linkedin e TIKTOK.
  • Divulgação do aplicativo do Aluno, como mais uma forma de comunicar os eventos.

ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - ADE:

PEDAGÓGICAS:

  1. Implantação do Desenvolvimento Curricular 2023.
  2. Organização dos conteúdos e práticas de ensino, sistematizando-os em uma ascensão complexa de progressão conceitual, por meio dos Projetos de Disciplinas, Planos de Ensino e Planos de Aula.
  3. Criação de Comissão para propor novo modelo institucional de Avaliação de Aprendizagem.
  4. Proposta aprovada de novo modelo de Avaliação de Aprendizagem.

DOCÊNCIA:

  1. Oficinas sobre Ensino Híbrido e Projetos de Extensão.
  2. Fórum de Coordenadores: Experiências de Aprendizagem nos Projetos de Extensão.
  3. Formação para elaboração de instrumentos de Desenvolvimento Curricular.
  4. Formação Docente com foco na área de Avaliação.

ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA E INCLUSÃO:

  1. Criação de palestras e oficinas para discentes.
  2. Proposição de novos horários de atendimento.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

  1. Desenhos Modelagem de Cursos com apoio de Tecnologias Educacionais: Presencial, Híbrido e EaD.
  2. Programa de Formação em Tecnologias Educacionais para corpo docente.
  3. Gerenciamento das atividades a distância (Polo Presencial).
  4. Laboratório de Experiências Educacionais (Academia Moodle), envolvendo pesquisas sobre sistemas, plataformas digitais, dispositivos móveis, games, acessibilidade digital e comunicacional, interatividade, simulações, prototipações, novas ferramentas de uso educacional.
  5. Articulação para criação de produtos educacionais.
  6. Curadoria de conteúdo.
  7. Mudança de plataforma de conteúdo.
  8. Inclusão de mais vídeos nas disciplinas EaD.
  9. Segmentação de disciplinas EaD: Teóricas com aulas remotas, teóricas com aulas práticas em laboratórios, Projetos de Extensão, Práticas Integrativas e Estágio com aulas remotas.
  10. Formação de professores para Avaliação de Aprendizagem EaD.

MELHORIAS 2023 EM MARACANAÚ

Aqui está o texto organizado em listas com cada tópico claramente definido:

Biblioteca:

  1. Emissão do documento Nada Consta da Biblioteca através do Portal Acadêmico.
  2. Implementação da ferramenta para pagamento online via transferência Pix sobre multas de livros e impressões acadêmicas.
  3. Atualização do espaço da biblioteca no Portal Acadêmico.
  4. Aquisição de livros com maior demanda.

Gente e Gestão:

  1. Contratação de uma profissional para acompanhamento de indicadores e processos.
  2. Contratação de uma colaboradora com foco em comunicação e endomarketing.
  3. Criação de uma identidade/comunicação visual e de ações com foco no engajamento de todos: Gente e Gestão Conectada.
  4. Realização de um programa de desenvolvimento dos líderes (PDL) - Líder de Si Mesmo, com foco em autoconhecimento, fortalecimento das relações de cooperação e geração de um ambiente saudável com resultados sustentáveis ao negócio.
  5. Reestruturação da equipe de Segurança do Trabalho, composta por um novo técnico de Segurança do Trabalho, uma estagiária e um jovem aprendiz de Segurança do Trabalho.
  6. Implantação de um novo formato do Programa de Valores que prioriza a transparência e a avaliação dos reais conceitos da Unifametro, através de uma avaliação para colaboradores técnicos administrativos.
  7. Reconhecimento para Docente do Programa de Valores, tendo como parâmetro a aderência aos conceitos da Unifametro.
  8. Criação do Unifametro News, onde as informações sobre as ações do Gente e Gestão são comunicadas através de vídeo.
  9. Criação do Projeto Gerando Vidas: presenteamos e, se possível, visitamos os novos papais e mamães da Unifametro.
  10. Programas de qualidade de vida para os colaboradores: Projeto de acompanhamento nutricional, abertura de novos horários do funcional e novo formato da ginástica laboral.
  11. Participação do Gente e Gestão no acolhimento ao aluno em cada início de semestre.
  12. Acolhimento dos professores e parceria do Gente e Gestão nas comemorações do Dia dos Professores.
  13. Engajamento do Gente e Gestão com a área comercial nas ações de captação de alunos.

Infraestrutura:

  1. Investimento na segurança eletrônica do campus de Maracanaú.
  2. Melhoria da iluminação no estacionamento, na escada e na fachada.
  3. Substituição de espelhos nos banheiros.
  4. Instalação de chuveiros nos banheiros.
  5. Instalação de ventiladores na cantina.
  6. Inclusão da opção de banheiro familiar.
  7. Criação de um cantinho do café.
  8. Disponibilização de micro-ondas.
  9. Limpeza mais efetiva e troca de filtros dos bebedouros.
  10. Diversificação do cardápio da cantina.
  11. Troca de bebedouro.
  12. Substituição do segurança armado.

Carreiras:

  1. Conquista do selo "Instituição Comprometida com a Empregabilidade" da ABMES/Symplicity.
  2. Aumento no número de convênios de estágio firmados para ampliar as oportunidades dos estudantes.
  3. Aumento no número de vagas de estágio e emprego divulgadas.
  4. Aumento do número de alunos que conseguiram estágios remunerados.
  5. Implementação do WhatsApp para atendimento de empresas.
  6. Implementação da avaliação do estágio não obrigatório (aluno, supervisor local e Unifametro) através do Portal Unifametro Carreiras.
  7. Implementação do pagamento via Pix para o serviço de consultoria de carreira.

NTI:

  1. Implantação do Sistema de Oferta - 1ª fase (Acadêmico) para otimização de oferta das disciplinas para alunos.
  2. Implantação da plataforma de negociação (Financeiro e alunos) disponível no autoatendimento.
  3. Otimização do sistema de cobrança dos pagamentos dos serviços oferecidos pelas clínicas (via cartão, Pix e boleto).
  4. Implantação da nova versão do sistema Moodle (Educação Online) para NEAD, alunos e professores.
  5. Implantação do quadro de horário para orientar o aluno sobre o horário de aula e disciplinas, através de QR codes nas salas e totens distribuídos pelo campus.
  6. Nova funcionalidade para recuperação de senha para o aluno de forma automatizada.
  7. Implantação do sistema de frequência para o professor.
  8. Novo serviço de envio automático de comprovante de pagamento para fornecedores via e-mail.
  9. Otimização do acesso a documentos para o aluno via site:
  • Nada consta da biblioteca
  • Declaração de matrícula
  • Imposto de renda
  1. Implantação de dashboard através do Power BI para:
    • Ticket médio
    • Orçamento
    • Acompanhamento de matrícula
  2. Nova funcionalidade do RM Totvs para cadastro de banco de talentos disponível para o setor de Gente e Gestão.

Marketing:

Para Funcionários:

  1. Criação das Olimpíadas Unifametro para funcionários com o intuito de integração entre os setores.
  2. Parceria com o Top Bus para descontos em viagens para funcionários.
  3. Criação do Polvo do Marketing para disseminação de informações.
  4. Criação de tutorial de como abrir um chamado para auxiliar as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre o GLPI.
  5. Apresentação da equipe em um manual de integração.
  6. Demandas atendidas no GLPI no prazo de até 5 dias.
  7. Criação de artes e vídeos com os nossos discentes para divulgação nas redes sociais.

Para Alunos:

  1. Criação de diferentes tipos de kits da Conexão para tornar mais acessível a todos.
  2. Mudança no tipo de camisa vendida na Conexão (mais sóbria e de algodão).
  3. Transporte para alunos de Maracanaú e Cascavel para abertura da Conexão.
  4. Criação de novo site.
  5. Parceria com o Top Bus para descontos em viagens para alunos.
  6. Criação das Olimpíadas Unifametro para alunos como uma forma de integração e acolhimento.
  7. Atendimento de demandas via Reclame Aqui.
  8. Ampliação das divulgações nas redes sociais com LinkedIn e TikTok.
  9. Divulgação do aplicativo do aluno como mais uma forma de comunicar os eventos.

Assessoria de Desenvolvimento Educacional - ADE:

Pedagógicas:

  1. Implantação do Desenvolvimento Curricular 2023.
  2. Organização dos conteúdos e práticas de ensino, sistematizando-os em uma ascensão complexa de progressão conceitual, por meio dos Projetos de Disciplinas, Planos de Ensino e Planos de Aula.
  3. Criação de comissão para propor novo modelo institucional de Avaliação de Aprendizagem.
  4. Proposta aprovada de novo modelo de Avaliação de Aprendizagem.

Docência:

  1. Oficinas sobre Ensino Híbrido e Projetos de Extensão.
  2. Fórum de Coordenadores: Experiências de Aprendizagem nos Projetos de Extensão.
  3. Formação para elaboração de instrumentos de Desenvolvimento Curricular.
  4. Formação docente com foco na área de Avaliação.

Acessibilidade Pedagógica e Inclusão:

  1. Criação de palestras e oficinas para discentes.
  2. Proposição de novos horários de atendimento.

Tecnologias Educacionais:

  1. Desenho e modelagem de cursos com apoio de Tecnologias Educacionais: presencial e híbrido.
  2. Programa de formação em Tecnologias Educacionais para corpo docente.
  3. Laboratório de Experiências Educacionais (Academia Moodle), envolvendo pesquisas sobre sistemas, plataformas digitais, dispositivos móveis, games, acessibilidade digital e comunicacional, interatividade, simulações, prototipações, novas ferramentas de uso educacional.
  4. Articulação para criação de produtos educacionais.
  5. Curadoria de conteúdo.
  6. Mudança de plataforma de conteúdo.
  7. Inclusão de mais vídeos nas disciplinas EaD.
  8. Formação de professores para Avaliação de Aprendizagem EaD.

Essa organização torna o texto mais fácil de entender e acessar as informações de cada área específica.

Fique por Dentro

Notícias Unifametro

Rua Carneiro da Cunha
Nº 180 - Jacarecanga
85 3206.6400
Av. João Moreira de Paula
Nº 2667 - Centro - Cascavel - CE
85 3033.5777
Rod. CE-065
Nº 8885 - Jaçanaú - Maracanaú - CE
85 3033.5749
Av. São Vicente de Paula
Nº 101 - Shopping Jurema (Loja 21)
Jurema - Caucaia - CE
85 3033.5770
Consulte aqui o cadastro da Unifametro no e-MEC
Copyright © 2023 Unifametro. Todos os direitos reservados.
Feito 
com 
 pela 
Educa Tech
Fale pelo Whatsapp
Estamos prontos para lhe atender.
Quero Ser Aluno
Já Sou Aluno
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram