CAMPUS
TURNOS
DURAÇÃO
Aperfeiçoamento em Saúde Bucal Coletiva (180 horas, 05 módulos) + Aperfeiçoamento em Clínica Odontológica (180 horas, 05 módulos)
AVALIAÇÃO DO MEC
MODALIDADE
online, presencial
CARGA HORÁRIA
360 horas, 10 módulos
Pós-Graduação

Especialização em Saúde Bucal Coletiva com Aperfeiçoamento em Saúde Bucal Coletiva e Aperfeiçoamento em Clínica Odontológica

Compreendendo a ampliação dos serviços de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), o curso de Especialização em Saúde Bucal Coletiva terá concentração na temática Redes de Atenção à Saúde e terá como público alvo cirurgiões-dentistas, sobretudo recém-formados que queiram ingressar no serviço público para atuarem na atenção primária, secundária ou mesmo para a gestão ou gerenciamento de unidades componentes do SUS, seja na condição de dentista ou gerente da Atenção Primária à Saúde (APS), dentista ou gerente de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e ou coordenador de saúde bucal.

Objetivo:

- Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem que possam facilitar a compreensão dos elementos fundamentais para constituição e organização de uma Rede de Atenção em Saúde, sob o contexto da realidade loco-regional.
- Compreender os conceitos de planejamento e gestão em Saúde Pública.
- Aplicar métodos de Planejamento Estratégico.
- Apresentar e discutir conceitos e exemplos de Linhas de Cuidado em Saúde Bucal.
- Entender os mecanismos de financiamento e organização dos serviços odontológicos em ambiente público e privado.
- Discorrer sobre a evolução da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus
instrumentos de regulamentação, normatização da gestão e financiamento.
- Valorar a importância do Controle Social como ferramenta participativa para a condução das Políticas Públicas de Saúde.
- Explicar a organização das Redes de Atenção à Saúde no contexto da regionalização no estado do Ceará.
- Utilizar a base de dados dos sistemas de informação em saúde como ferramenta de
gestão de serviços e avaliação do desempenho de indicadores e metas na Gestão em
Saúde Pública.
- Diferenciar as atividades de controle, regulação e auditoria e sua utilização na gestão dos sistemas e serviços de saúde.
- Caracterizar as principais modalidades de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Apresentar conhecimentos básicos dos tecidos dentais e do processo de saúde/doença que os envolvem (nomenclatura e classificação das cavidades, princípios gerais do preparo cavitário, cariologia, adequação do meio, isolamento de campo operatório, preparos Classe I, II, III, IV, V, proteção do Complexo Dentino-Pulpar, resina composta, Amálgama, lesões cervicais não cariosas e Cimento de ionômero de vidro, microabrasão e Infiltrante de Esmalte, clareamento dental.

Público-Alvo:

Cirurgiões-Dentistas diplomados com registro no conselho de classe e egressos.

Mercado de Trabalho
CONHEÇA O PROGRAMA