25 de junho de 2024

Projeto pioneiro do curso de Medicina Veterinária da Unifametro realiza estudos inovadores em eletrocardiograma de animais silvestres e exóticos

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) tem o prazer de anunciar um projeto de iniciação científica inovador, vinculado ao Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC), que promete revolucionar o campo da medicina veterinária para animais silvestres e exóticos. Coordenado pela Profa. Sheila Nogueira Saraiva da Silva, o projeto conta com a participação dedicada de alunos do curso de Medicina Veterinária da Unifametro, incluindo Allan Scott Pinto Braga, Maria Clara, João Pedro Rodrigues Moreira de Souza e Laura Castelo de Lima.

O projeto visa investigar e estabelecer padrões eletrocardiográficos para diversas espécies de animais silvestres e exóticos, como aves, répteis, mamíferos e peixes. Através da obtenção e análise de dados eletrocardiográficos, a equipe pretende criar uma base de dados abrangente que servirá de referência para diagnósticos e tratamentos cardíacos, além de contribuir significativamente para a literatura científica na área.

Este estudo é crucial devido à escassez de referências e parâmetros eletrocardiográficos para animais exóticos. Os principais benefícios incluem:

• Melhoria no Diagnóstico e Tratamento: Facilita diagnósticos mais precisos e tratamentos eficazes para animais silvestres e exóticos.
  • Apoio à Prática Clínica: Fornece informações úteis para veterinários, melhorando os cuidados e o bem-estar dos animais.
  • Avanço na Pesquisa Científica: Aumenta a visibilidade e a relevância da pesquisa em animais silvestres, incentivando a produção de mais estudos e artigos científicos.

Atualmente, o projeto está na fase inicial. A equipe já realizou eletrocardiogramas em seis coelhos domésticos e apresentou os resultados na I Jornada Científica do PROMIC 2024. Com a recente aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), o próximo passo é ampliar a amostragem para incluir diversas outras espécies exóticas.

Depoimentos dos Participantes:

• Allan Scott Pinto Braga: "Nosso objetivo é gerar dados eletrocardiográficos para diversas espécies e estabelecer normas que facilitem o monitoramento da saúde cardiovascular desses animais."
  • Maria Clara: "O estudo nos proporciona uma melhor compreensão da fisiologia cardíaca dos animais e desenvolve melhores métodos de estudo para possíveis anomalias cardíacas."
  • João Pedro Rodrigues Moreira de Souza: "Pretendemos apresentar referências de eletrocardiogramas de animais não convencionais, bem como técnicas de contenção e equipamentos utilizados."
  • Laura Castelo de Lima: "Estamos na fase inicial, mas já realizamos eletrocardiogramas em seis coelhos e pretendemos futuramente incluir outras espécies exóticas."

Declaração da Coordenadora do Projeto, Profa. Sheila Nogueira Saraiva da Silva: "A compreensão detalhada dos traçados eletrocardiográficos em animais silvestres e exóticos é um passo essencial para melhorar o cuidado e o bem-estar desses animais. Nosso trabalho não só preenche uma lacuna crítica na literatura científica, mas também abre novas fronteiras para a medicina veterinária. Estamos comprometidos em fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que os veterinários possam oferecer o melhor atendimento possível a todas as espécies."

Este projeto representa um marco importante para a Unifametro e para a medicina veterinária, reafirmando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência acadêmica. Fique atento às próximas atualizações e descobertas que certamente trarão avanços significativos para a saúde e o bem-estar dos animais silvestres e exóticos.