04 de julho de 2024

Unifametro lança projeto de Empreendedorismo Universitário: transforme suas ideias em realidade!

A Unifametro, por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM), orgulhosamente apresenta o projeto "Empreendedorismo Universitário - A Jornada de Hackathon, Startups até Grandes Empresas". Sob a orientação do Prof. André Cardoso Albuquerque, este projeto de iniciação científica do PROMIC (Programa de Monitoria e Iniciação Científica) visa proporcionar aos participantes uma experiência completa e prática, desde a concepção de ideias inovadoras até a criação de empresas consolidadas.

Empreendedorismo na prática

Os participantes mergulham em atividades práticas e pesquisas sobre pensamento empreendedor, acompanhando de perto startups emergentes. Esta experiência proporciona uma visão clara dos desafios e sucessos dos empreendedores, preparando-os para enfrentar o mercado com estratégias eficazes.

Organização de eventos e Hackathons

A organização de hackathons é uma parte fundamental do projeto, onde os alunos desenvolvem habilidades de liderança e organização. Esses eventos promovem a colaboração, inovação e criatividade, preparando os participantes para ambientes de aprendizagem dinâmicos e estimulantes.

Acompanhamento de startups e pesquisa aplicada

Os alunos aplicam conceitos acadêmicos em situações reais, enriquecendo sua formação e preparando-os para futuras pesquisas no campo do empreendedorismo e inovação. Essa experiência prática é essencial para o desenvolvimento de habilidades analíticas e de resolução de problemas.

Estudo de casos e publicações científicas

A análise de casos de inovação empresarial permite aos alunos aprofundar suas habilidades de pesquisa e análise crítica. Ao desenvolver estudos de caso e publicações científicas, os participantes contribuem para o conhecimento acadêmico e se preparam para carreiras como docentes e pesquisadores.

Produção de um manual do empreendedor universitário

Um dos principais objetivos do projeto é a produção de um manual do empreendedor universitário, além de relatos e estudos de caso de ambientes de empreendedorismo na área de tecnologia. Este manual será uma ferramenta valiosa para pequenos e médios empreendedores.

Depoimentos de participantes

O Prof. André Cardoso Albuquerque destaca: "A importância deste estudo está na organização das informações para ajudar pequenos e médios empreendedores em sua jornada. Nosso objetivo é produzir um manual que sirva como guia prático e inspirador."

Sabrine Silva Marques, aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, explica: "Nosso estudo investiga como o empreendedorismo pode ser aplicado na tecnologia, focando em práticas e estratégias que impulsionam a inovação e o crescimento sustentável das empresas tecnológicas."

Fomento ao ecossistema empreendedor local

Este projeto tem o potencial de catalisar o desenvolvimento do ecossistema empreendedor local, promovendo hackathons e apoiando novas startups. Assim, impulsiona a economia local e contribui para a sustentabilidade do tecido empresarial.

Impacto na comunidade

O desenvolvimento de startups geradas por este projeto pode criar empregos e riqueza na região, beneficiando diretamente a comunidade local. A troca de conhecimento entre a universidade e a sociedade fortalece o capital humano e intelectual, promovendo um ciclo de desenvolvimento sustentável.

Junte-se a nós!

O projeto "Empreendedorismo Universitário - A Jornada de Hackathon, Startups até Grandes Empresas" é mais que uma iniciativa acadêmica; é um catalisador para a inovação, empregabilidade e prosperidade econômica. Participe desta jornada e transforme suas ideias em realidade com a Unifametro.