22 de agosto de 2024

Fies abre inscrições para o segundo semestre de 2024

O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024 estará com inscrições abertas entre os dias 22 e 27 de agosto de 2024. Os candidatos interessados terão até as 23h59 do último dia para se inscrever, conforme o horário oficial de Brasília/DF.

Cronograma do Processo Seletivo

• Período de Inscrições: 22 a 27 de agosto de 2024
  • Resultado dos Pré-selecionados: 09 de setembro de 2024
  • Complementação das Informações da Inscrição: 10 a 12 de setembro de 2024
  • Convocação da Lista de Espera: 16 de setembro a 29 de outubro de 2024

A partir do dia 09 de setembro, será divulgada a lista de candidatos pré-selecionados por curso e campus. Os candidatos que constarem nessa lista deverão complementar suas inscrições e enviar a documentação necessária para comprovação das informações prestadas. Essa etapa é essencial para que a inscrição seja aprovada e, posteriormente, o financiamento seja contratado junto ao banco.

Como Participar?

Os candidatos interessados em se inscrever no processo seletivo do Fies devem atender às seguintes condições:

1. Participação no Enem: O candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com uma média aritmética nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na redação superior a zero. Não são aceitas inscrições de candidatos que participaram do Enem como "treineiros".
  2. Renda Familiar: A renda familiar mensal bruta per capita do candidato deve ser de até três salários mínimos.

Os candidatos que atenderem a esses requisitos devem se certificar de que cumprem todas as condições estabelecidas no edital do processo seletivo. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do sistema FiesSeleção, disponível no endereço eletrônico: https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/.

Fies Social

Para concorrer às vagas reservadas ao Fies Social, o candidato deve, além dos critérios acima, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Se pré-selecionado, o candidato poderá ter até 100% dos encargos educacionais cobertos pelo Fies, de acordo com os limites estabelecidos pelo Comitê Gestor do programa.

Não perca essa oportunidade de financiar seus estudos com o Fies!