A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi estabelecida pela Lei 10.861/04, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na Unifametro, essa comissão, composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, foi instaurada através da portaria 003/2004.
A CPA tem o papel fundamental de realizar a Autoavaliação Institucional semestralmente, identificando tanto fragilidades quanto potencialidades, visando sempre a melhoria contínua dos serviços oferecidos pela instituição. A participação ativa nas pesquisas é crucial para garantir o aprimoramento constante da Unifametro.
Confira abaixo algumas das melhorias recentemente implementadas pela CPA:
MELHORIAS DE FORTALEZA 2023-2024
BIBLIOTECA:
- Aumento no número de armário guarda-volumes
- Emissão do documento Nada Consta da Biblioteca através do Portal Acadêmico
- Implementação da ferramenta para pagamento online via transferência Pix sobre multas de livros e impressões acadêmicas
- Aumento no número de salas de estudos em grupo
- Aumento no número de mesas para estudos
- Instalação do aparelho projetor no espaço cultural
- Ampliação no número de jogos de tabuleiros
- Atualização do espaço da biblioteca no Portal acadêmico
- Implementação de Tablet para consulta - Terminal de Consulta
- Aquisição de livros com maior demanda
GENTE E GESTÃO:
1. Contratação de uma profissional para acompanhamento de indicadores e processos.
2. Contratação de uma colaboradora com foco em comunicação e endomarketing.
3. Criação de uma identidade/comunicação visual e de ações com foco no engajamento de todos: GENTE E GESTÃO CONECTADA.
4. Realização de um programa de desenvolvimento dos líderes (PDL) - Líder de Si Mesmo, que ainda está em andamento e que o foco é autoconhecimento, fortalecer as relações de cooperação e gerar um ambiente saudável com resultados sustentáveis ao negócio.
5. Atualização dos programas LTCAT, PCMSO, PGE e LIP.
6. Reestruturação da equipe de Segurança do Trabalho, composta por um novo técnico de Segurança do Trabalho, Estagiária e Jovem Aprendiz de Segurança do Trabalho.
7. Implantação de um novo formato do Programa de Valores que prioriza a transparência e a avaliação dos reais conceitos Unifametro, através de uma avaliação para colaboradores técnicos administrativos.
8. Reconhecimento para Docente do Programa de valores, tendo como parâmetro a aderência aos conceitos Unifametro.
9. Criação do Unifametro News, onde as informações sobre as ações do Gente e Gestão são comunicadas através de vídeo.
10. Criação do Projeto Gerando Vidas: Presenteamos e se possível visitamos os novos papais e mamães Unifametro.
11. Programas de qualidade de vida para os colaboradores: Projeto de acompanhamento Nutricional, abertura de novos horários do Funcional e novo formato da Ginástica laboral.
12. Participação do Gente e Gestão no acolhimento ao aluno em cada início de semestre.
13. Acolhimento dos professores e parceria do Gente e Gestão nas comemorações do dia dos professores.
14. Engajamento do Gente e Gestão com área comercial nas ações de captação de alunos.
15. Participação na Criação e no Treinamento de um time especializado em captação ativa: PELOTÃO.
16. Implantação de prática de reconhecimento dos colaboradores no batimento das metas de captação do semestre.
DIVISÃO ADMINISTRATIVA:
- Aplicação de antiderrapante nas escadas da área externa.
- Ampliação de mesas e cadeiras nos halls dos blocos A e B.
- Ampliação de purificadores de água.
- Ampliação de micro-ondas.
- Ampliação de mesas e cadeiras e instalação de balcão para alimentação na
- área dos trailers.
- Ampliação de segurança, com equipe paisana no campos e área externa
visando proporcionar mais segurança entre os alunos.
- Ampliação do vídeo-monitoramento, juntamente com a facilitação de
comunicação com o MISPA, com a utilização de um celular.
- Construção da coberta para as aulas práticas no horto.
- Demarcação do estacionamento Bom Pastor para motos.
- Implantação de papa pilhas nos blocos A e B / Clinicas e CCE.
- Instalação de câmeras na Clínica Escola e no Horto.
- Instalação de grades de segurança na Clínica Escola.
- Instalação dos complementos dos corrimões do Complexo Odontológico.
- Instalação de fraldarios.
- Investimento na segurança eletrônica do Campus de Maracanaú.
- Implantação do ponto de ônibus em frente a instituição.
- Parceria com novas cantinas no Campus Carneiro da Cunha.
- QR Corde nos banheiros (solicitação de demanda).
- Refletores e revitalização nas paredes do ponto de ônibus.
- Revitalização de mesas e cadeiras de convivência e cantina
- Revitalização de pisos no térreo e dos banheiros
- Implantação de sensor de presença para luzes
- Instalação de tela de proteção no ginásio e estacionamento do campus Conselheiro Estelita.
- Inclusão de chuveiros de 4 chuveiros nas cabines dos banheiros masculino e feminino no bloco B
- Implantação de área de convivência para alunos no primeiro andar.
- Instalação de arquibancada com tomadas para carregar celular.
- Implantação de um novo laboratório de Hardware no blobo B.
CARREIRAS:
- Conquista do Selo "Instituição Comprometida com a Empregabilidade" da ABMES/Symplicity.
- Aumento do número de convênios de estágio firmados para ampliar as oportunidades dos estudantes.
- Aumento no número de vagas de estágio e emprego divulgadas.
- Aumento do número de alunos que conseguiram estágios remunerados.
- Implementação do WhatsApp para atendimento de empresas;
- Implementação da avaliação do estágio não obrigatório (aluno, supervisor local e UNIFAMETRO) através do Portal Unifametro Carreiras.
- Implementação do pagamento via Pix para o serviço de consultoria de carreira.
CLÍNICAS:
- Instalação de torres para tomadas na recepção térreo do complexo odontológico, na recepção do primeiro andar do complexo odontológico, na recepção térreo da clínica escola e na recepção do segundo andar da clínica escola.
- Implantação do Cantinho do café nas três clínicas para pacientes e alunos, no período manhã e tarde.
- Implantação do sistema de senha no Centro de Medicina Veterinária para melhoria no tempo de espera.
- Melhoria no ajuste de horários com a cirurgiã do Centro de Medicina Veterinária.
- Implantação do sistema de senha para melhoria no tempo de espera dos atendimentos no Complexo Odontológico e ajuste no horário de início do atendimento.
NTI
- Implantação do Sistema de Oferta - 1º fase (Acadêmico) para otimização de oferta das disciplinas para alunos.
- Implantação da plataforma de negociação (Financeiro e alunos) disponível no autoatendimento
- Otimização do sistema de cobrança dos pagamentos dos serviços oferecidos pelas clinicas (via cartão, pix e boleto)
- Implantação da nova versão do sistema Moodle (Educação Online) (NEAD, Alunos e professores)
- Implantação do quadro de horário para orientar o aluno sobre o horário de aula e disciplinas, através de QR nas salas e totens distribuídos pelo campus.
- Nova funcionalidade para recuperação de senha para o aluno de forma automatizada.
- Implantação do sistema de frequência para o professor.
- Novo serviço de envio automático de comprovante de pagamento para fornecedores via e-mail.
- Otimização de acesso a documentos para o aluno via site:
- Nada consta da biblioteca
- Declaração de matrícula
- Imposto de renda
- Implantação de dashboard através do Power BI para:
-Ticket médio
- Orçamento
- Acompanhamento de matrícula
- Nova funcionalidade de RM Totvs para cadastro de banco de talentos disponível para o setor de Gente e Gestão
MARKETING:
Funcionários
- Criação das Olimpíadas Unifametro para funcionários om intuito de integração entre os setores.
- Parceria com o Top bus para descontos em viagens – funcionários.
- Criação do Polvo do marketing para disseminação de informações.
- Criação de tutorial de como abrir um chamado - para auxiliar as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre o Glpi.
- Apresentação da equipe em um manual de integração.
- Demandas atendidas no Glpi no prazo de até 5 dias.
- Artes e vídeos com os nossos discentes para divulgação nas redes sociais.
Alunos
- Criação de diferentes tipos de kits da Conexão para tornar mais acessível a todos.
- Mudança no tipo de camisa vendida na Conexão (mais sóbria e de algodão).
- Transporte para alunos de Maracanaú e Cascavel para abertura da Conexão.
- Criação de novo site.
- Parceria com o Top bus para descontos em viagens - alunos
Criação das Olimpíadas Unifametro para alunos como uma forma de integração e acolhimento. - Atendimento de demandas via Reclame aqui.
- Ampliamos nossas divulgações nas redes sociais com Linkedin e TIKTOK.
- Divulgação do aplicativo do Aluno, como mais uma forma de comunicar os eventos.
ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - ADE:
PEDAGÓGICAS:
- Implantação do Desenvolvimento Curricular 2023.
- Organização dos conteúdos e práticas de ensino, sistematizando-os em uma ascensão complexa de progressão conceitual, por meio dos Projetos de Disciplinas, Planos de Ensino e Planos de Aula.
- Criação de Comissão para propor novo modelo institucional de Avaliação de Aprendizagem.
- Proposta aprovada de novo modelo de Avaliação de Aprendizagem.
DOCÊNCIA:
- Oficinas sobre Ensino Híbrido e Projetos de Extensão.
- Fórum de Coordenadores: Experiências de Aprendizagem nos Projetos de Extensão.
- Formação para elaboração de instrumentos de Desenvolvimento Curricular.
- Formação Docente com foco na área de Avaliação.
ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA E INCLUSÃO:
- Criação de palestras e oficinas para discentes.
- Proposição de novos horários de atendimento.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- Desenhos Modelagem de Cursos com apoio de Tecnologias Educacionais: Presencial, Híbrido e EaD.
- Programa de Formação em Tecnologias Educacionais para corpo docente.
- Gerenciamento das atividades a distância (Polo Presencial).
- Laboratório de Experiências Educacionais (Academia Moodle), envolvendo pesquisas sobre sistemas, plataformas digitais, dispositivos móveis, games, acessibilidade digital e comunicacional, interatividade, simulações, prototipações, novas ferramentas de uso educacional.
- Articulação para criação de produtos educacionais.
- Curadoria de conteúdo.
- Mudança de plataforma de conteúdo.
- Inclusão de mais vídeos nas disciplinas EaD.
- Segmentação de disciplinas EaD: Teóricas com aulas remotas, teóricas com aulas práticas em laboratórios, Projetos de Extensão, Práticas Integrativas e Estágio com aulas remotas.
- Formação de professores para Avaliação de Aprendizagem EaD.
MELHORIAS 2023 EM MARACANAÚ
Aqui está o texto organizado em listas com cada tópico claramente definido:
Biblioteca:
- Emissão do documento Nada Consta da Biblioteca através do Portal Acadêmico.
- Implementação da ferramenta para pagamento online via transferência Pix sobre multas de livros e impressões acadêmicas.
- Atualização do espaço da biblioteca no Portal Acadêmico.
- Aquisição de livros com maior demanda.
Gente e Gestão:
- Contratação de uma profissional para acompanhamento de indicadores e processos.
- Contratação de uma colaboradora com foco em comunicação e endomarketing.
- Criação de uma identidade/comunicação visual e de ações com foco no engajamento de todos: Gente e Gestão Conectada.
- Realização de um programa de desenvolvimento dos líderes (PDL) - Líder de Si Mesmo, com foco em autoconhecimento, fortalecimento das relações de cooperação e geração de um ambiente saudável com resultados sustentáveis ao negócio.
- Reestruturação da equipe de Segurança do Trabalho, composta por um novo técnico de Segurança do Trabalho, uma estagiária e um jovem aprendiz de Segurança do Trabalho.
- Implantação de um novo formato do Programa de Valores que prioriza a transparência e a avaliação dos reais conceitos da Unifametro, através de uma avaliação para colaboradores técnicos administrativos.
- Reconhecimento para Docente do Programa de Valores, tendo como parâmetro a aderência aos conceitos da Unifametro.
- Criação do Unifametro News, onde as informações sobre as ações do Gente e Gestão são comunicadas através de vídeo.
- Criação do Projeto Gerando Vidas: presenteamos e, se possível, visitamos os novos papais e mamães da Unifametro.
- Programas de qualidade de vida para os colaboradores: Projeto de acompanhamento nutricional, abertura de novos horários do funcional e novo formato da ginástica laboral.
- Participação do Gente e Gestão no acolhimento ao aluno em cada início de semestre.
- Acolhimento dos professores e parceria do Gente e Gestão nas comemorações do Dia dos Professores.
- Engajamento do Gente e Gestão com a área comercial nas ações de captação de alunos.
Infraestrutura:
- Investimento na segurança eletrônica do campus de Maracanaú.
- Melhoria da iluminação no estacionamento, na escada e na fachada.
- Substituição de espelhos nos banheiros.
- Instalação de chuveiros nos banheiros.
- Instalação de ventiladores na cantina.
- Inclusão da opção de banheiro familiar.
- Criação de um cantinho do café.
- Disponibilização de micro-ondas.
- Limpeza mais efetiva e troca de filtros dos bebedouros.
- Diversificação do cardápio da cantina.
- Troca de bebedouro.
- Substituição do segurança armado.
Carreiras:
- Conquista do selo "Instituição Comprometida com a Empregabilidade" da ABMES/Symplicity.
- Aumento no número de convênios de estágio firmados para ampliar as oportunidades dos estudantes.
- Aumento no número de vagas de estágio e emprego divulgadas.
- Aumento do número de alunos que conseguiram estágios remunerados.
- Implementação do WhatsApp para atendimento de empresas.
- Implementação da avaliação do estágio não obrigatório (aluno, supervisor local e Unifametro) através do Portal Unifametro Carreiras.
- Implementação do pagamento via Pix para o serviço de consultoria de carreira.
NTI:
- Implantação do Sistema de Oferta - 1ª fase (Acadêmico) para otimização de oferta das disciplinas para alunos.
- Implantação da plataforma de negociação (Financeiro e alunos) disponível no autoatendimento.
- Otimização do sistema de cobrança dos pagamentos dos serviços oferecidos pelas clínicas (via cartão, Pix e boleto).
- Implantação da nova versão do sistema Moodle (Educação Online) para NEAD, alunos e professores.
- Implantação do quadro de horário para orientar o aluno sobre o horário de aula e disciplinas, através de QR codes nas salas e totens distribuídos pelo campus.
- Nova funcionalidade para recuperação de senha para o aluno de forma automatizada.
- Implantação do sistema de frequência para o professor.
- Novo serviço de envio automático de comprovante de pagamento para fornecedores via e-mail.
- Otimização do acesso a documentos para o aluno via site:
- Nada consta da biblioteca
- Declaração de matrícula
- Imposto de renda
- Implantação de dashboard através do Power BI para:
- Ticket médio
- Orçamento
- Acompanhamento de matrícula
- Nova funcionalidade do RM Totvs para cadastro de banco de talentos disponível para o setor de Gente e Gestão.
Marketing:
Para Funcionários:
- Criação das Olimpíadas Unifametro para funcionários com o intuito de integração entre os setores.
- Parceria com o Top Bus para descontos em viagens para funcionários.
- Criação do Polvo do Marketing para disseminação de informações.
- Criação de tutorial de como abrir um chamado para auxiliar as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre o GLPI.
- Apresentação da equipe em um manual de integração.
- Demandas atendidas no GLPI no prazo de até 5 dias.
- Criação de artes e vídeos com os nossos discentes para divulgação nas redes sociais.
Para Alunos:
- Criação de diferentes tipos de kits da Conexão para tornar mais acessível a todos.
- Mudança no tipo de camisa vendida na Conexão (mais sóbria e de algodão).
- Transporte para alunos de Maracanaú e Cascavel para abertura da Conexão.
- Criação de novo site.
- Parceria com o Top Bus para descontos em viagens para alunos.
- Criação das Olimpíadas Unifametro para alunos como uma forma de integração e acolhimento.
- Atendimento de demandas via Reclame Aqui.
- Ampliação das divulgações nas redes sociais com LinkedIn e TikTok.
- Divulgação do aplicativo do aluno como mais uma forma de comunicar os eventos.
Assessoria de Desenvolvimento Educacional - ADE:
Pedagógicas:
- Implantação do Desenvolvimento Curricular 2023.
- Organização dos conteúdos e práticas de ensino, sistematizando-os em uma ascensão complexa de progressão conceitual, por meio dos Projetos de Disciplinas, Planos de Ensino e Planos de Aula.
- Criação de comissão para propor novo modelo institucional de Avaliação de Aprendizagem.
- Proposta aprovada de novo modelo de Avaliação de Aprendizagem.
Docência:
- Oficinas sobre Ensino Híbrido e Projetos de Extensão.
- Fórum de Coordenadores: Experiências de Aprendizagem nos Projetos de Extensão.
- Formação para elaboração de instrumentos de Desenvolvimento Curricular.
- Formação docente com foco na área de Avaliação.
Acessibilidade Pedagógica e Inclusão:
- Criação de palestras e oficinas para discentes.
- Proposição de novos horários de atendimento.
Tecnologias Educacionais:
- Desenho e modelagem de cursos com apoio de Tecnologias Educacionais: presencial e híbrido.
- Programa de formação em Tecnologias Educacionais para corpo docente.
- Laboratório de Experiências Educacionais (Academia Moodle), envolvendo pesquisas sobre sistemas, plataformas digitais, dispositivos móveis, games, acessibilidade digital e comunicacional, interatividade, simulações, prototipações, novas ferramentas de uso educacional.
- Articulação para criação de produtos educacionais.
- Curadoria de conteúdo.
- Mudança de plataforma de conteúdo.
- Inclusão de mais vídeos nas disciplinas EaD.
- Formação de professores para Avaliação de Aprendizagem EaD.
Essa organização torna o texto mais fácil de entender e acessar as informações de cada área específica.