17 de novembro de 2023
Fábio Júnior Braga

Desvendando as atividades complementares e o estágio: qual é a relação?

As Atividades Complementares visam contribuir com o aprendizado e a formação acadêmica, profissional e social do estudante. Elas foram instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) e fazem parte da carga horária obrigatória da maioria dos cursos de Graduação. O cumprimento integral da carga horária das Atividades Complementares constitui requisito indispensável para colação de grau.

O aluno, enquanto estiver matriculado no seu curso, pode escolher atividades que ampliam e desenvolvam competências e habilidades que enriqueçam a sua jornada acadêmica e profissional. Através dessas atividades, é possível ter vivências e experiências para além da sala de aula, oportunizando a complementação e ampliação do conhecimento.

O Estágio Não Obrigatório poderá ser requerido como Atividade Complementar, conforme a resolução N° 15/2022 – CEPEX, que regulamenta as Atividades Complementares nos cursos de graduação da UNIFAMETRO, em seu quadro de referência, que diz:

NATUREZA E C/H POR GRUPODESCRIÇÃOC/H MÁXIMA POR ATIVIDADEC/H MÁXIMA NO CURSO
GRUPO 01 ENSINO Até 50 %1.3 - Estágio não obrigatório, por período mínimo de 06 meses. 3090

Orientações importantes:

• Para que o acadêmico tenha direito ao Estágio Não Obrigatório como Atividade Complementar é necessário que todos os documentos referentes ao estágio estejam devidamente registrados no setor Unifametro Carreiras.
  • Todos os documentos devem conter assinaturas da Empresa Concedente, Estagiário, Unifametro Carreiras e Agente de Integração (quando necessário).
  • O cadastro e a comprovação devem ser feitos em até seis (6) meses após o término do estágio.
  • Documentos que devem ser utilizados na solicitação de Atividades complementares: Termo de Rescisão ou Declaração de realização do Estágio + TCE (Termo de Compromisso de Estágio) + Relatório de Atividades.

ATENÇÃO! Não serve para comprovar o estágio apenas o Termo de compromisso, ainda que com visto da UNIFAMETRO CARREIRAS, pois este apenas indica o compromisso assumido, mas não o seu cumprimento.

• A UNIFAMETRO Carreiras fará a análise dos documentos enviados e uma vez aprovados, as horas de Atividades Complementares serão classificadas e computadas.
  • A solicitação da validação das Horas Complementares deve seguir o período estabelecido no Calendário Acadêmico.

Se houver dúvidas, favor entrar em contato com o setor Unifametro Carreiras pelo e-mail carreiras@unifametro.edu.br