Nos últimos anos, o sistema de saúde tem sido submetido a inúmeras e radicais transformações em todo o mundo, em particular nos países mais desenvolvidos. Por outro lado, nos países com disparidades socioeconômicas e intermitentes desigualdades do processo de desenvolvimento, podendo-se incluir o Brasil nesse contexto, uma das áreas de atividades humanas que mais suscita cuidados na sua gestão é a da saúde e especialmente, a hospitalar.
Dessa forma, o sistema hospitalar exige uma administração profissional com recursos humanos competentes, capazes de atuar a partir de um planejamento, que lhe garanta organização, visão sistêmica do sistema de saúde, qualidade na prestação dos serviços e custos economicamente adequados para que possa operar com eficiência e eficácia na área de saúde pública e privada. É neste contexto que a Unifametro oferece o curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar. Com base nas características da região e das necessidades de formação quanto ao perfil profissional, o curso tem como objetivos:
Objetivo Geral:
Formar profissionais com capacidade para atuar como gestores nas diferentes instituições de saúde (hospitais – e seus setores-, clínicas, laboratórios médicos e demais empresas prestadoras de serviço em saúde), tanto no setor público como privado, com uma visão sistêmica e estratégica de forma a promover a sustentabilidade.
Objetivos Específicos:
– Formar profissionais capazes de gerenciar instituições de saúde, coordenando equipes multiprofissionais;
– Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos da gestão organizacional em instituições de saúde, com uso de tecnologias de apoio às tomadas de decisão;
– Capacitar os alunos para atuar profissionalmente com responsabilidade socioambiental, postura ética e humanização no atendimento;
– Formar profissionais que atuem no gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, a partir dos princípios da gestão, da qualidade e da viabilidade dos serviços.
– Qualificar e credenciar profissionais que já atuem na área da saúde.
De acordo com as competências profissionais e da perspectiva do “saber fazer”, ao final do curso o tecnólogo em Gestão Hospitalar da Unifametro o aluno será capaz de:
– Planejar, organizar, controlar, liderar e gerenciar os processos de trabalho em hospitais – e seus setores –, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviço em saúde;
– Definir ações estratégicas para a sustentabilidade organizacional, envolvendo a gestão das diversas áreas de estabelecimentos de saúde, tais como: gestão de pessoas, materiais e equipamentos, compras, custos, áreas de apoio e logística hospitalar, priorizando os setores-fins;
– Fazer uso de tecnologias e instrumentos de gestão que auxiliem na organização dos processos gerenciais;
– Gerenciar orientado pelos princípios da qualidade e da responsabilidade socioambiental de forma a garantir a melhoria contínua dos processos;
– Acompanhar e supervisionar contratos e convênios de modo a proporcionar a sustentabilidade organizacional;
– Decidir sobre políticas de relacionamento com os clientes, priorizando a humanização no atendimento;
– Atuar como gestor em hospitais e nos diversos serviços de saúde, tanto públicos como privados, com base nos princípios da ética e da cidadania.
Estudar administração na Unifametro me faz perceber que eu fiz a escolha certa. Existe não somente a preocupação com o aprendizado da sala de aula mas também o zelo em mostrar ao aluno como é na prática, no mercado de trabalho. Um campus com diversos espaços que favorecem o ensino sem contar com a excelência dos professores.
A contribuição da Unifametro na minha trajetória profissional foi essencial para que hoje eu possa atuar com ética e confiança. Isso é possível pelas inúmeras possibilidades de crescimento e aprofundamento que são oferecidas, assim como pelos vínculos criados com os professores e colegas. Minha abordagem é Gestalt-terapia e eu atendo adolescentes, adultos e idosos.
Ser estudante da área da saúde é querer entender todas as patologias, por mais estranha que ela seja, é gostar de ver vídeos que as pessoas consideram nojentos. Ser estudante da área da saúde não é algo de outro mundo, mas tem uma pitada de aventura, romantismo, tragédia, incertezas e conhecimento. Somos eternos aprendizes dessa arte que nos fascina todos os dias que se chama “saúde”.