29 de fevereiro de 2024

Importância do Check-up Anual para a Saúde e Bem-estar dos Pets

Assim como nós, humanos, nossos animais de estimação também necessitam de cuidados médicos regulares para assegurar uma vida longa e saudável. O check-up anual é uma prática fundamental que permite aos veterinários avaliar o estado de saúde geral do seu pet, identificar doenças em estágio inicial e prevenir problemas futuros. Estudos, como o conduzido pela Royal Veterinary College, destacam que animais que passam por check-ups anuais têm uma redução significativa, de até 20%, no risco de mortalidade prematura.

A Dra. Sheila Nogueira Saraiva da Silva, médica veterinária do Centro de Medicina Veterinária da Unifametro, salienta a importância de iniciar os cuidados desde cedo. Filhotes devem ser levados regularmente para garantir procedimentos preventivos como vacinação e vermifugação. No caso dos felinos, testes imunológicos são cruciais para detectar a presença dos vírus da FeLV e FIV.

Durante a vida adulta do pet, é recomendado realizar o check-up anual para atualização de vacinas, acompanhamento do ciclo reprodutivo e avaliação de possíveis alterações. Esse processo compreende quatro etapas: exame físico completo, verificação da carteira de vacinação, realização de exames complementares e recomendações de cuidados preventivos.

Doenças como renais, cardíacas, diabetes, câncer e infestações por parasitas podem ser identificadas precocemente e tratadas de forma eficaz com check-ups regulares. Essas consultas periódicas não só permitem a detecção precoce de doenças, mas também promovem a prevenção, o monitoramento da saúde e, consequentemente, a promoção de uma melhor qualidade de vida para nossos companheiros de quatro patas.

Investir no check-up anual é investir na saúde e felicidade do seu pet. Ao garantir consultas regulares com o veterinário, você estará proporcionando uma vida longa e plena para o seu melhor amigo peludo.