09 de agosto de 2024

Unifametro é destaque pelo 2º ano consecutivo por seu compromisso com a empregabilidade.

O Centro Universitário Unifametro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a Symplicity. Este reconhecimento é fruto dos esforços da instituição na inserção de egressos no mercado de trabalho, no acompanhamento constante da empregabilidade e na aplicação de pesquisas com os recém-formados.

Por meio do setor Unifametro Carreiras, a instituição realiza anualmente a Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes. Os resultados formam o Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE). Em 2024, o período de coleta de dados ocorreu entre março e maio. O objetivo da pesquisa foi avaliar a situação de empregabilidade dos formados no primeiro ano após a conclusão do curso.

A pesquisa contou com 304 respostas de egressos da Unifametro. Segundo a Gestora de Carreiras, Marta Brandão, a pesquisa revelou que a maioria dos graduados estão empregados no primeiro ano após a formatura (72,7%), e mais da metade trabalha na área de formação. Os dados abrangeram formandos que concluíram cursos de graduação entre julho de 2022 e junho de 2023. Além disso, a pesquisa trouxe informações importantes sobre renda, nível de ocupação, modalidade de trabalho, trajetória profissional, relevância do curso, entre outros aspectos.

O selo é uma prova do comprometimento da Unifametro em promover, além de uma formação acadêmica de qualidade, práticas que facilitam a inserção e preparação de seus alunos e egressos no mercado de trabalho. Este reconhecimento reforça a existência de mecanismos de acompanhamento dos egressos, atualização sistemática das informações sobre sua trajetória acadêmica e inserção profissional, além de subsidiar ações de melhoria relacionadas às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

A pesquisa contou com a participação de várias instituições de Ensino Superior, tanto privadas quanto públicas, em todo o Brasil fornecendo dados de empregabilidade de seus egressos. A avaliação de empregabilidade tem como base a pesquisa: First Destination Survey (Pesquisa de Primeiro Destino), da NACE. Organização dos Estados Unidos que captura informações sobre como os recém-formados desempenham em suas carreiras no período de seis meses a um ano após a graduação.